segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Pedagogia Libertária: Anarquistas, Anarquismos e Educação

A educação ocupa posição central no ideário libertário (anarquista) e se expressa num duplo e concomitante movimento:
- a crítica à educação burguesa e aos métodos tradicionais, nos quais o autoritarismo é elemento chave, e
- a formulação da própria concepção pedagógica que se materializa na criação de escolas autônomas e autogeridas.

No aspecto crítico denuncia-se o uso da escola como instrumento de sujeição dos trabalhadores por parte do Estado, da Igreja e dos partidos. Tem como centro as figuras de Pierre-Joseph Proudhon e Mikhail Bakunin, consolidada nas experiências práticas de Paul Robin, no Orfanato Prévost, Sebastien Faure, com a comunidade-escola de La Ruche e de Francesc Ferrer i Guardiã, com sua Escuela Moderna de Barcelona. (p. 73)

Os anarquistas trabalharam com o conceito de uma educação integral, que envolveria de forma articulada no processo pedagógico três momentos: o de uma educação intelectual, voltada para o aprendizado dos conhecimentos científico-culturais acumulados pela humanidade; o de uma educação física, que cuidaria de educar o corpo – isso não era nada comum nas escolas do séc. dezenove -, subdividindo-se numa educação física como a conhecemos hoje, voltada para a saúde e os esportes e numa educação manual que cuidaria, na primeira infância, de desenvolver e afinar as habilidades sensório-motoras e, mais tarde, iniciaria os indivíduos no aprendizado profissional; e o de uma educação moral, voltada para a vivência na coletividade e para a construção da solidariedade e da liberdade, como bases para a construção de uma sociedade justa. (p. 74)

O capítulo “Educação e Liberdade: a experiência da escola Moderna de Barcelona” fala sobre a experiência de Ferrer na Escola. Executado pelo governo espanhol em 1909, em razão de sua militância libertária, seu maior esforço foi divulgar e disseminar os conhecimentos científicos e o debate ético anarquista como forma de colaboração na construção social da liberdade.

Bibliografia
GALLO, Silvio. “Pedagogia libertária: anarquistas, anarquismos e educação.” São Paulo: Imaginário; Manaus: Editora da Universidade Federal do Amazonas, 2007.

Saiba mais
Se quiser saber um pouco sobre Autogestão na Escola, você pode ver meu post sobre este tema: http://neurolepticos.blogspot.com/2009/04/autogestao-na-escola.html


Proudhon e seus filhos, por Gustave Courbet (1865)

Um comentário:

  1. A educação é igual a arte, a liberdade do pensamento e da intensa busca infinita para responder questões da vida, é a maior razão da propria existência. Acredito que a pessoa que sempre está certa, segura, e com a razao é o maior imbecil que existe... porque o inteligente é quem não cansa de duvidar das próprias idéias.

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